terça-feira, 2 de abril de 2013

Extraordinário


                                           Autor : R. J. Palacio
       

 Editora :Intrinseca
                                                                         


Edição: 2013
                                                                        


Páginas: 320


O livro "Extraordinário" traz uma linda mensagem sobre amor, inclusão, respeito e valorização das diferenças.


August é um garotinho de 10 anos que tem uma síndrome genética rara. Para muitos, ele é apenas um menino com um rosto desfigurado, mas para aqueles que o amam - seus pais e sua irmã - ele é um garoto muito especial.

Ao longo de 10 anos, Auggie enfrentou diversas cirurgias que tinham o objetivo de reconstruir o seu rosto e propiciar-lhe uma vida melhor. No entanto, mesmo com muito esforço o seu rosto não estava "dentro" dos padrões da sociedade.

Diante de tantos obstáculos, Auggie ainda não tinha uma vida comum como as demais crianças da sua idade. Tentando auxilia-lo a ter uma vida normal seus pais consideraram que seria um bom momento para matrícula-lo em uma escola regular.

O livro é divido em oito partes, e em cada uma delas o leitor se sensibiliza com as conquistas e barreiras que Auggie enfrenta nesta nova etapa. 

Todos os capítulos demonstram muita sutileza e são narrados em uma perspectiva diferente, ou seja, mostrando os diversos pontos de vista dos personagens que se relacionam com Auggie.

Diante da leitura compreendi que:

Na perspectiva de Auggie ele apenas gostaria de ser uma criança comum, ser mais um na multidão. Mesmo enfrentando muito preconceito ele tenta, da melhor maneira possível, administrar o seu sofrimento.

Os seus diálogos nos levam a refletir sobre a importância de aceitarmos o outro, independente das suas limitações ou deficiências, afinal ninguém é perfeito.


Na perspectiva de Via - irmã de Auggie - temos o olhar de uma garotinha que ao ter em sua vida um irmão com deficiência, teve que se acostumar com as ausências dos pais que estão sempre preocupados em manter Auggie vivo. Contudo,Via não se sentia em segundo plano, mas honrada por fazer parte da sua família.

Neste momento refleti sobre o fato das famílias que tem alguma filho com deficiência, ter que administrar da melhor maneira possível a sua relação familiar.Tentar dividir com todos os filhos a atenção. Com certeza não deve ser fácil!!

Na perspectiva de Summer e Jack - amigos que Auggie fez na escola - no começo tinham vergonha de sentar com ele, pegar em seu braço,ou seja, ter uma relação profunda de amizade. Neste momento, observei
que o diálogo, entre pais e filhos, sobre assuntos como:o respeito ao próximo e a valorização das diferenças é fundamental para termos uma sociedade mais inclusiva.

Por outro lado, a autora também demonstra o ponto de vista de pais de alunos que eram totalmente avessos a inclusão de Auggie na escola regular. Mesmo ele não tendo nenhuma necessidade educacional especial, muitos pais consideravam que ele estava na escola errada!! Neste momento, o gestor escolar fez toda a diferença.

Logo, destaca-se a relevância do papel dos gestores escolares; eles são a alma da escola e precisam estar preparados para receber qualquer aluno, seja ele com ou sem deficiência.

O gestor da escola do Auggie, era um personagem com muita grandeza e sabedoria e que soube administrar com maestria o problema com os pais preconceituosos.

Finalizo afirmando que este livro é uma obra rara que nos mostra como é importante valorizar o próximo. 



Desejo que a história, que compõe este livro, fale ao seu coração como falou ao meu.

Boa leitura =)

















Um comentário:

  1. Espero que esse livro tmb fale ao meu coração, estou ansioso para lê-lo.

    Parabéns pelo texto.

    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Link me

LIVROS E OUTROS AMORES

Search

Faça Parte!

thays. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog