terça-feira, 9 de julho de 2013

As Vantagens de Ser Invisível




Autor : Stephen Chbosky
Editora :Rocco
Edição: 2007
Páginas 223










Depois de tantos comentários a respeito do livro – e do filme – esta que vos fala resolveu lê-lo. E não é que me saiu um livro bom? Ou melhor, muito bom.

Começamos com o protagonista apresentando-se como “Charlie”, um nome fictício para que ninguém o reconheça pelas histórias e, como consequência, os seus amigos – que também tiveram seus próprios nomes mudados. O que se sabe é que ele é um garoto de 15 anos que está prestes a começar o primeiro ano do colegial e que, desde que o amigo Michael morreu, tem tido problemas em “participar” da vida escolar.
Enquanto Charlie tenta compreender as razões da morte de Michael, ele conhece dois irmãos, Patrick e Sam, em uma de suas tentativas de enturmar-se. Os três tornam-se inseparáveis e essenciais para sua mudança, que acompanhamos ao longo do livro. São eles que levam Charlie para sua primeira festa e é com eles que o rapaz tem os momentos mais marcantes de seu fim de adolescência.

“E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.”


A cada evento importante em sua vida, ou até mesmo os insignificantes, Charlie conta ao leitor com detalhes simples e sinceros. Seu primeiro beijo, sua primeira festa, a primeira bebida, a primeira paixão e o melhor de tudo é justamente isso; vivenciamos ao mesmo tempo que Charlie suas experiências boas e ruins, seus pensamentos a respeito de algo, o seu “progresso” em se enturmar, tudo misturado a uma narrativa apaixonante e fluida, envolvendo temas que muitos de nós considerariam “pesados”.

“Ele é invisível. (…) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.”

O livro, além de ser uma prova de confiança de um “anônimo” para conosco, é uma lição de vida. Várias lições de vida, aliás. Com pouco mais de 200 páginas, é difícil simplesmente não devorar o livro, que nos mostra que mesmo enfrentando nossos próprios demônios no dia-a-dia, há sempre algo que vale a pena lutar.

A adaptação do livro foi lançada no final de 2012, sendo protagonizada pelos já consagrados Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre Kevin) e Emma Watson (saga Harry Potter) e dirigida pelo autor do livro, Stephen Chbosky.

A leitura está mais do que recomendada a todos que sempre acham a si mesmos entre parágrafos e que gostam de terminar um livro morrendo de vontade de voltar ao início e começar tudo de novo. Boa leitura e volte para comentar conosco o que achou do livro.

0 comentários:

Link me

LIVROS E OUTROS AMORES

Search

Faça Parte!

thays. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog