sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Mundo De Sofia

 

Autor : Jostein Gaarder
Editora : Cia das Letras
Edição: 1991
Páginas:  547


O Mundo de Sofia é um romance que nos conta a história da filosofia. Uma obra fantástica e mágica que não nos proporciona apenas um magnífico romance, mas também um guia filosófico.
Livro escrito por Jostein Gaarder em 1991 e que foi adaptado para as telonas em 1999.
O Mundo de Sofia nos conta a história de uma garota simples que vivia com sua mãe e seu pai.
Numa certa manhã de maio, pouco tempo antes de seu aniversário de quinze anos, Sofia encontra na caixa de correio um bilhete anônimo contendo apenas uma pergunta. Uma simples e estranha pergunta. “Quem é você?”
A partir de então Sofia começa a se perguntar sobre quem ela realmente é e quem são seus pais? Qual o propósito de sua vida e de sua existência neste mundo?
Mas ela não encontra respostas, pelo menos não respostas simples que para uma garota de quinze anos, faça sentido.

No outro dia Sofia ainda com essas perguntas na cabeça, vai até a caixa do correio e encontra mais uma carta, porém mais estranho ainda, pois se trata de cartões postais, que a mesma passa a receber diariamente.
Quem estará enviando tais mensagens para Sofia Amundsen?
Quando começa a ler os postais, Sofia descobre que o responsável é um Major desconhecido, que começa a lhe enviar do Líbano. Sofia deve entregar os cartões para uma certa Hilde Knag, filha do tal Major, que estará completando quinze anos no mesmo dia que ela. O problema é que são duas épocas distintas e Sofia também não conhece nenhuma Hilde Knag. Mas o engraçado é que o Major conhece cada detalhe sobre a vida de Sofia, e isso acaba deixando-a assustadíssima.
Sofia muito curiosa começa a se esconder para descobrir quem estará colocando os postais na caixa do correio, e acaba se deparando com um professor de filosofia.
A primeira pergunta que o professor faz a Sofia é: “De onde vem o mundo em que vivemos?”.
A pergunta no bilhete e os misteriosos cartões farão com que o romance vá se desenvolvendo em dois planos diferentes , pois Sofia continua recebendo mensagens do Major, e também é agraciada com aulas espetaculares sobre filosofia.


O que mais me encantou na obra escrita por Jostein Gaarder é que o leitor participa desses sobrevoos filosóficos, também nos questionamos, Quem eu realmente sou? O que é este mundo em que vivo?
As ideias centrais de sistemas aparentemente impenetráveis vão sendo expostas numa série de lições que Sofia recebe em forma de cartas ou de conversas devidamente ambientadas. O autor lança mão nesse ponto, de todo e qualquer recurso capaz de tornar mais clara ou saborosa uma tese abstrata.
Em O Mundo de Sofia teremos exposições das doutrinas de Demócrito, e também iremos aprender, com detalhes, sobre a Grécia Antiga, onde Platão, em pessoa será entrevistado.
As lições de filosofia vêm representadas pelo cotidiano da menina. E aqui a presença dos cartões postais do Líbano e da misteriosa Hilde Knag é cada vez maior. Objetos pessoais de Hilde começam a aparecer. O Major parece estar a par sobre cada um dos passos de Sofia e de seu professor.
O Major informa que irá enviar um presente à Hilde, aos cuidados de Sofia Amundsen, a garota fica curiosa para saber o que é , e durante uma aula sobre Berkeley, o presente chega a seu destino, e finalmente o Mundo de Sofia revela o seu segredo ao leitor.
Uma obra mágica que leva o leitor ao delírio, que nos faz refletir sobre a existência humana, e também sobre uma existência divina. O Mundo de Sofia deveria ser um livro obrigatório, nas escolas e principalmente na vida pessoal de cada ser humano existente na Terra. Uma história que nos ensina particularidades e histórias que antes nunca passaram por nossas mentes. Sem dúvidas, um livro brilhante.

2 comentários:

  1. Nossa, que livro ... quero ler com certeza!
    Sua resenha me deixou curiosa sobre ele, sobre como termina a história... quero saber o segredo todo no final hahaha

    Quando comecei a ler a resenha e ví a que a frase do primeiro bilhete era:“Quem é você?”, eu me fiz a mesma pergunta aqui rs
    Gosto de livros assim, que passam uma mensagem legal no final e que faz a gente se questionar sobre esses tipos de coisa.

    Parabéns pela resenha, muito bom!
    daquelas de dar vontade de ler o livro ><

    ah, eu indiquei um selinho pra você lá no meu blog!
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/2013/05/selinho-one-lovely-blog-award.html

    Espero que possa responder!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não tive essa visão do livro. Tive que ler forçado para a escola o que tornou a leitura maçante e entendiante. Mesmo assim estou disposto a reler sem esta obrigação, quem sabe não mudo de opinião?
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Link me

LIVROS E OUTROS AMORES

Search

Faça Parte!

thays. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog